Como escolher a escola do seu filho?

escola-filho-como-escolher-650x350

Escolher a escola dos filhos está na lista das tarefas mais difíceis de mãe. A escolha da escola envolve vários fatores, até mesmo porque precisamos ter em mente que a criança vai passar pelo menos quatro horas e meia na escola e a maior parte do seu convívio social e amizades será originado da escola. Enfim, a escola é uma segunda casa da criança.

A escolha da escola causa uma grande inquietação nos pais por ser uma decisão tão importante, mas nesse momento é preciso ter um pouco de calma para avaliar as opções da maneira mais tranquila possível. A escola precisa se assemelhar as expectativas da família.

Algumas perguntas importantes que você deve fazer para ajudar:

1) Você tem afinidade com a proposta da escola?
2) O clima da escola promove o bem estar?
3) A escola investe na relação com a família?
4) O espaço físico é adequado?
5) Os recursos e equipamentos são suficientes?
6) Os educadores são bem preparados?
7) A escola está atenta à saúde e segurança do seu filho?
8) A educação está alinha com as tendências de hoje?
9) A escola está num lugar acessível?
10) Qual é a nota da escola?

É claro que cada família dará um peso maior a uma ou outra pergunta de acordo com as suas características. É muito importante realizar visitas a escola e questionar tudo o que você tiver dúvida. Uma escola pode ser muito boa para um filho e para o outro não se adequar.

A escola precisa ser vista como extensão de casa. É preciso total alinhamento entre o discurso de casa e da escola, senão causa uma grande confusão na educação da criança. A participação dos pais no processo de educação em parceria com a escola é de fundamental importância para o sucesso da educação do seu filho.

Fonte: Livro Depende de você! Como fazer de seu filho uma história de sucesso. Andrea Rama, editora LTC

Comments are closed.