O Primeiro Dentinho Mole

1376413_365760130234947_46790114_n (1)

Os pais ficam na expectativa para ver cair o primeiro dentinho da criança, esperar o momento que fica mole para aparecer a famosa “janelinha”. O momento deve ser bastante tranquilo para que seu filho não fique amedrontado toda vez que isso acontecer ou quando precisar ir ao dentista.

Você sabe por que o dente de leite cai? O processo acontece porque os dentes permanentes estão se formando e absorvem o cálcio que está na raiz dos dentes de leite. Os primeiros dentes de leite começam a cair por volta dos sete anos.

Como agir?

Quem não se lembra de algumas técnicas que nossos pais e avós utilizavam para ajudar o primeiro dentinho mole a cair? A mais conhecida era a de amarrar uma linha para acelerar o processo. Porém, para não causar dor ou outro problema para a criança o melhor a fazer é esperar o dentinho ficar bem mole para que caia naturalmente.  Comer alimentos mais duros aceleram a queda.

É claro que não é muito fácil segurar a ansiedade dos pequenos para ter a “janelinha” ainda mais depois que os dentinhos dos amigos já caíram. Mesmo assim não force a retirada do dente. Explique para a criança que é necessário esperar.

Se você observar que o dente do seu filho está mole, mas está demorando para cair o melhor a fazer é leva-lo ao dentista para evitar qualquer inflamação ou problema na arcada dentária, já que isso pode dificultar a erupção do dente permanente.

Pode sair muito sangue na hora que o dentinho cai e, para estancá-lo, utilize um algodão ou gaze embebida em água fria. Rapidamente, ocorrerá a coagulação. Não deixe a criança comer nada ou beber água logo após a queda do dente de leite.

Higiene adequada

Muita gente pensa que não se deve ter tanto cuidado com a higiene dos dentes de leite porque eles vão cair. Isso é um engano! A higiene bucal deve começar mesmo antes dos dentes de leite apontarem. A mãe deve se acostumar a limpar a gengiva do bebê com uma gaze e depois do nascimento dos dentinhos, deve-se utilizar uma escova infantil de cerdas bem macias com um creme dental indicado para a faixa etária. A limpeza, que deve acontecer depois das refeições, é essencial já que o dente permanente se forma a partir do cálcio da raiz do dente de leite.

Se a criança se recusa a fazer a higiene bucal não a reprima: participe do momento, compre escovas de dente coloridas com desenhos e aproveite para escovar seus dentes junto com o seu filho. As crianças adoram copiar os pais.

Fada do dente

Faça desse processo um momento lúdico com a criança. Depois que o dente cair, brinque com a imaginação do seu filho. Lave o dentinho, envolva-o em um guardanapo e peça para que ele deixe em algum lugar específico, como embaixo do travesseiro. Depois que a criança dormir, deixe uma moeda e, na manhã seguinte, diga que foi a fada do dente que passou, deixou a moeda e levou o dente embora.

Fonte: Mamãe Online

Comments are closed.